As agências de aplicação da lei em todo o mundo são encarregues de identificar e denunciar atividades ilegais relacionadas com a exploração infantil e o terrorismo. O Netsweeper fornece soluções que permitem às agências monitorizar e auditar o tráfego da Internet através de fornecedores de telecomunicações para identificar potenciais ameaças.

Uma das três maiores empresas de telecomunicações do mundo (baseada em assinantes) com mais de 300 milhões de utilizadores, permitiu à Netsweeper realizar uma auditoria do tráfego de rede. Este estudo de caso destaca o resultado do período de auditoria de apenas seis horas.

Metodologia

O objetivo era começar por registar todo o tráfego de utilizadores que saísse da rede de telecomunicações. As categorias ou listas de particular interesse eram: CTIRU (Unidade de Referência da Internet contra o Terrorismo) , IWF  (Função de Interfuncionamento), phishing, malware, adware, conteúdo relacionado com terrorismo.

O software Netsweeper foi capaz de gerar relatórios sobre o tráfego de utilizadores na Internet relativos a várias categorias de conteúdos. A Netsweeper analisou então relatórios sobre categorias de interesse para a cyber-segurança, agências de inteligência, e agências de aplicação da lei. O objetivo era então o de partilhar tais conclusões com a operadora de telecomunicações para demonstrar o valor potencial da inteligência que pode ser utilizada por vários departamentos e agências governamentais.

Resultados

  • Mais de 10 milhões de visitas em sites com conteúdo malicioso
  • Mais de seis mil sites tentaram ligações a sites ligados a ataques de phishing
  • Houve vários utilizadores que tentaram aceder a conteúdos que foram classificados como “relacionados com o terrorismo” pelo CTIRU
  • Um número significativo de utilizadores tentou aceder aos sites da CSAM.

Valor Oferecido

As empresas de telecomunicações podem reduzir a contaminação dos dispositivos dos seus utilizadores através da utilização do Netsweeper.

Os assinantes podem beneficiar de uma camada adicional de segurança.

As agências de informação têm acesso a uma fonte adicional de vigilância em linha.

As agências de aplicação da lei podem utilizar os dados fornecidos pela Netsweeper para identificar e, em caso de utilização repetida, até processar os infratores que acedam à CSAM online.

Ações Realizadas

A Netsweeper informou a operadora de telecomunicações sobre os riscos de cyber-segurança e exposição que os assinantes enfrentam devido a computadores infetados que visitam sites de phishing e sites com vírus. A recomendação foi dada para filtrar o acesso a tais categorias como uma camada adicional de segurança informática.

Além disso, com a permissão do operador de telecomunicações, as autoridades foram informadas sobre os utilizadores que foram assinalados para acederem a potenciais conteúdos relacionados com o terrorismo.

Acompanhamento

Será organizada uma reunião interministerial para compreender como a Netsweeper pode ajudar os assinantes de telecomunicações a reduzir as infeções informáticas.

As agências de aplicação da lei podem ter acesso aos dados dos operadores de telecomunicações para encontrar infratores reincidentes que acedam à CSAM em linha, permitindo às agências de inteligência localizar os utilizadores.